Sistema Colonial

A exploração das colonias se deve a formação do Estado Moderno,centralizado e absoluto, e também se deve  ao desenvolvimento  de uma classe de mercados que se associaram a coroa nos empreendimentos marítimos e colonizadores.

Essa relação pode acontecer pelo fato de a coroa precisar de recursos tanto físicos como humanos e esses mercadores precisarem do apoio da coroa para ter o controle do mercado, e assim essa relação iria beneficiar ambas as partes. Podemos citar como um manifesto dessa relação a politica mercantilista.

Embaixo estão os tipos de colonia.

“COLÔNIA DE POVOAMENTO: mais presente na zona temperada da América do Norte. Eram organizações econômicas e sociais que mantinham semelhanças com os espaços de origem da Europa. Pequenas propriedades, mercado interno mais desenvolvido e vida urbana estruturada. A liberdade era mais valorizada, seja no aspecto econômico, religioso e de cunho da liberdade de imprensa. O trabalho livre e o desenvolvimento da indústria faziam com que houvesse boas relações com o comércio externo.

COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO: na zona tropical da América, a agricultura era de uma única cultura e a escravidão tinha tons fortes. Os núcleos urbanos não tinham incentivo e o mercado interno sempre dependia das metrópoles. O latifúndio, os monocultores, os escravocratas tinham todo o poder nas colônias.
No caso da colonização dos ingleses na América do Norte, acabou acontecendo as duas formas de colônia. As colônias do norte e do centro foram marcadas pela característica de povoamento. Já as colônias do sul, marcadas pelas colônias de exploração. Muitas lutas sociais foram observadas nessa região.”

Fonte:  colégio web

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s